segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Por que usar Omega 3?!



OMEGA 3

Quem aqui já ouviu a célebre orientação de que devemos consumir peixe pelo menos uma vez por semana?! Mas por quê?! Simplesmente para dar folga pra carne e pro frango?! Não! Vai além!
    
       Os peixes são ótimas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, de proteína, vitaminas lipossolúveis como a vitamina D e as vitaminas do Complexo B. A proteína é muito importante em muitas reações do corpo, inclusive a formação e renovação de células musculares. Os peixes são ainda ricos no famoso ácido graxo: o Omega 3.



Sim, o Omega 3 é um tipo de gordura, e apesar desse termo ser visto como vilão, as gorduras são importantes por fornecedor energia e por ter ácidos graxos essenciais (não produzidos pelo organismo). “Farmaceuticamente” falando, o Omega 3 é um ácido graxo do tipo poliinsaturado com cadeias do tipo, por exemplo, chamadas EPA (relacionado com a proteção cardiovascular) e DHA (desenvolvimento cerebral e sistema visual).
      
      O uso do Omega 3 apresenta benefícios como reduzir favoravelmente os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. E Níveis baixos dele podem provocar problemas sérios de saúde como distúrbios visuais, fraqueza muscular, problemas de pele, formigamento nos braços e pernas e mudanças comportamentais (funções relacionadas ao cérebro e visão). Posso ainda dizer sobre ele:
·         
                  Estudos mostram que seu uso reduz taxas de triglicerídeos, do colesterol total, ajuda na redução da pressão arterial e evita agregação plaquetária;

·    -    Ajuda na obesidade porque nesses casos existem muitas células inflamadas por causa do excesso de peso, e o Omega 3 é um potente antiinflamatório, além de aumentar a produção de hormônios que causam saciedade, portanto ele é associado a tratamentos de emagrecimento;

·     -    É um precursor das prostaglandinas, que são substâncias antiinflamatorias, por isso seu uso também em casos de dermatite e artrite, por exemplo, diminuindo também dores nas articulações;

·     -    Por melhorar propriedades visuais, ajudando, por exemplo, em deficiências lacrimais;

·     -    Protege contra déficits cognitivos, podendo melhorar a memória. Regula neurotransmissores, melhora humor, reduz ansiedade e irritabilidade, e melhora o sono;

·   -    Na gravidez pode diminuir incidências de parto prematuro e melhora o peso do bebê ao nascer. Sua importância vai principalmente do ultimo trimestre da gestação ate o segundo ano de vida da criança. E pra mim, a melhor parte: estudos tem mostrado que sua presença na alimentação de recém-nascidos promove um maior aproveitamento do máximo potencial desenvolvimento neurológico, além de ser importante no desenvolvimento cognitivo e visual antes e depois do nascimento;

·    -    Por sua ação nas prostaglandinas diminui a hipercoagulação, evitando trombose, derrame e infarto do miocárdio, embolia, AVC, limpa veia, vasos e artérias;

·      -    Melhor o sistema imunológico e fornece energia;
·  
   -   Ajuda a manter o equilíbrio hormonal, reduzindo os incômodos da cólica menstrual, menopausa, TPM e mantém a pele saudável.
·        
      -    Graças a sua concentração de DHA, que é importante para células nervosas, O Omega 3 terá influência positiva também no funcionamento do intestino.

Para fechar com chave de ouro, meu assunto atualmente tão querido: atividade física. Vejam só esse trecho do livro “Viva em dieta, viva melhor” do nutricionista Rodolfo Peres:

“... são excelentes para a melhora da performance em atividades físicas. Eles podem alterar a composição da membrana muscular, resultando na melhora do transporte da glicose e na redução da degradação proteica. Observa-se ainda menos resposta inflamatória após o treinamento e maior estímulo na produção de testosterona e hormônio do crescimento. Com isso, sua ingestão dietética ou suplementação pode auxiliar no aumento da massa magra, aumento da força e da potência aeróbica.”



Gente! Quantos milhões de vantagens, hein?! Ficou alguma dúvida se deve ou não consumir?! Não, né?! Então, mãos a obra! J

Encontrei uma tabela que achei legal deixar aqui para vocês consultarem na hora de escolher que peixe comprar, e vejam só que beleza: a boa e barata sardinha é uma OTIMA fonte de Omega 3. Fácil de encontrar, preço acessível, fácil de preparar e “aplicável” em vários pratos (uma macarronada com molho de tomate e sardinha, um patê com torradinhas, um sanduiche natural, uma omelete bem temperada). Em outras tabelas a sardinha pode estar antes ou depois do salmão, isso não importa agora, o bom mesmo é variar entre eles. Outra observação é que na tabela os alimentos são apresentados mostrando as suas concentrações de EPA e DHA, que como vimos, são os principais responsáveis pelos benefícios do Omega 3.


(http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/comer-peixe-faz-bem-veja-por-que/)

Se a ingestão desses alimentos não estiver sendo suficiente, se por causa da rotina você não está conseguindo come-los pelo menos duas vezes por semana, fazer a suplementação com o uso de cápsulas é uma excelente opção.
           
          Essas cápsulas podem ser compradas em Drogarias e Farmácias de Manipulação, e mais comumente nas concentrações de 500mg e 1g. Os preços podem variar muito de acordo com a marca. Assim como nos alimentos, as concentrações de EPA e DHA podem varias de uma marca para outra, então escolher aqueles com melhor teor é a melhor opção (não significa ser a opção mais cara, mas sem dúvida não é a opção mais barata), é preciso no mínimo 130mg de DHA e 200mg de EPA por cápsula de 1g. Verifique também se são isentos de contaminantes ambientais (metias tóxicos, dioxinas).  por Na dúvida, consulte o farmacêutico, converse com ele sobre a marca escolhida, e se for na Farmácia de Manipulação questione o fornecedor, os teores que o laudo apresenta, e aí sim, escolha a melhor opção para ter o melhor resultado. A recomendação do uso varia de 2 a 6g por dia. Eu, por exemplo, uso 4g, já o marido, 6g (e quem conhece a gente sabe como diminuiu horrores o consumo excessivo de analgésico para as dores de cabeça que eram tão frequentes!).
            
            Para finalizar esse post que já está ficando longo, deixo um pitaco: algumas marcas de cápsulas deixam um sabor incomodo de peixe, então consuma as cápsulas em horários próximos as refeições, isso vai evitar!
            
              Ahhhh e só mais um pitaquinho: vejam esses vídeos sobre o Omega 3 e a Eplepsia!




            É isso. Fiquem bem curiosos pra pesquisar mais, na dúvida consultem seu médico ou farmacêutico de confiança, e também tire dúvidas perguntando aqui no blog!

Beijinhos!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Pitaco.