quinta-feira, 25 de julho de 2013

EXPECTATIVA X QUALIDADE DE VIDA


Vamos começar a dar pitacos saudáveis?!



       Pra mudar nossos hábitos, vamos conversar um pouco sobre a expectativa de vida do brasileiro e a qualidade dela.

     Desde o ano passado, a informação que temos é sobre o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Segundo os dados do IBGE, de 2000 até aqui, já são mais quatro anos de vida... Parece pouco?! Mas não é, quando pensamos na população de forma geral. 





     Já parece meio chato começar falando sobre “dados do IBGE”, né?! Mas Saúde é coisa séria, e as informações têm que ter embasamento, certo?!

       Entendo que melhorias de infra-estrutura, de saneamento básico, de acesso a informação, de política de medicina preventiva proporcionam essa conquista. Mas viver mais deve também significar viver melhor certo?! Falo pelo menos por mim, se vou viver mais quatro anos, quero me preparar ainda mais, para desfrutar deles, e não simplesmente, ter uma sobrevida nesse período. 


      O contraditório é que para conseguir viver mais tempo, a gente precisa ganhar mais e mais dinheiro, pra isso, precisa trabalhar mais, inevitavelmente então, se estressar mais, correr mais, beber e fumar mais para aliviar a tensão... nessa correria toda.... comer pior, optar sempre por alimentos industrializados (mais ricos em sal e aditivos químicos), pular refeições, ter horário irregulares, ter a praticidade como critério principal. As dietas estão na moda, mas a reeducação alimentar faz mais sentido no Instagran do que no nosso dia-a-dia.

Se essa correria toda fosse pelo menos na esteira... mas nem isso! Quanto mais ouvimos falar sobre a importância da atividade física, da comprovação científica do exercício na prevenção e no tratamento de muitas doenças, inclusive as mais “populares” como: hipertensão arterial, diabetes, hipercolesteremia (“colesterol alto”), gastrite, além dos transtornos psíquicos....menos temos tempo para ficar pulando numa aula de aeróbica ou “puxando ferro” na musculação.

        Tenho plena convicção de que é preciso agir. Mudar nossos hábitos só depende de nós mesmo. Se tiver peito para encarar de forma mais radical, beleza, mas se não tiver, vamos aos poucos. Mas não se permita estacionar, não se permita procurar melhorias quando o pior já estiver instalado.

        Vamos conversar sobre terapias como Omega 3, Vitaminas, Minerais, a importância das atividades físicas, opções de suplementação, conseqüências de maus costumes, algumas doenças, alguns medicamentos, sobre automedicação, e mais qualquer tema que vocês sugiram ou esteja em destaque por algum motivo.

        Deixo aqui a foto de Dona Estelita Nunes Casé, praticante assídua de musculação na mesma academia que eu, para que sirva de inspiração. Saúde, avante!





                                                                                                   Beijos nos nossos leitores! :)



4 comentários:

  1. |Valeeeu, Sanny!!!! Continue nos visitando e dando pitacos pra gente melhorar o blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Arrasouu mesmo, gata! Só tive tempo de ver agora, mas adorei!

    Simone.

    ResponderExcluir
  3. Gataaaaaa, que bom que gostou!!! Leia e comente sempre!!! É muito bom!!!

    :* de Mariana Soares p/ Simone! :)

    ResponderExcluir

Deixe o seu Pitaco.