NÃO É PREGUIÇA, É DOENÇA!
Quando pensamos em saúde duas coisas nos vem rapidamente à cabeça: alimentação e exercícios. No post anterior conversamos um pouco sobre os hábitos alimentares, a importância de decidir mudá-los aos poucos, de forma consciente, para colhermos os melhores frutos (frutos de baixas calorias, claro! Heheheh).
Acho que quem navega um pouco pela internet, e busca o mínimo sobre esse assunto já viu a famosa proporção: 30% exercício + 70% dieta. É isso, a dieta é a maior responsável pela busca de um corpo mais bonito e mais saudável, mas a prática de exercícios físicos tem sua participação nesse processo, e ela é muito importante mesmo. Tem mais, o impacto da sua ausência, ou seja, do sedentarismo é enorme e nocivo à saúde.
Praticar exercícios regularmente não só fortalece músculos e aumenta resistência, como também melhora sintomas e reduz o risco de doenças cardiovasculares, diminui níveis de triglicerídeos, aumenta HDL (“colesterol bom”). Quando perdemos peso diminuímos LDL (colesterol ”ruim”), diminui incidência de doenças crônicas e síndromes metabólicas.
Não me surpreenderia saber que pelo menos 95% dos leitores aqui já ouviram tudo isso e sabem bem a importância da atividade física, na verdade, já devem estar cansados de saber. Mas não me surpreenderia também, saber que muitos, mesmo sabendo tudo isso, não têm tempo, não têm dinheiro, não têm habilidade, não tem saco, não têm vontade de se movimentar, e terminam aderindo ao sedentarismo.
Quantas vezes associamos o sedentarismo à preguiça, ou a simples consequência da rotina tão corrida que levamos, mas na verdade o sedentarismo é considerado uma DOENÇA: a falta de atividade física suficiente para afetar a saúde e atrofiar músculos. Além disso, com o tempo ocorre diminuição do metabolismo, e como consequência o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. Por isso, é considerado hoje um problema sério e um desafio para a Saúde Pública.
E os dados realmente assustam: no Brasil apenas 13% das pessoas praticam atividades física, e cerca de 60% são totalmente sedentários. Parece besteira?! E se além disso, a gente fica sabendo que esse sedentarismo aumenta 54% os casos de infarto e 50% o risco de morte por derrame cerebral e que por ano, morrem mais de 300mil brasileiros por falta de exercícios??! Já assustou, né?! Ainda tem mais: existe uma associação entre a falta de exercícios e a predisposição a ocorrência de doenças cérebro-degenerativas. Estudos mostram ainda que no Nordeste do Brasil o sedentarismo dos jovens atinge 80% deles! Um povo tão guerreiro pra trabalhar, mas que parece esquecer de se cuidar!
O sedentarismo nunca está sozinho na nossa vida, ele vem acompanhado de um desequilíbrio entre o que ingerimos e o que usamos como energia. Quanto menos atividade, menor é o uso das calorias consumidas como energia, e maior é seu acumulo como gordura.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
Olha só o trecho desse site (http://www.saudinha.com/parcerias/revista_imprensa/jornal_madeira/2004/jm_2004_07_25_01.htm): “A vida sedentária afeta a vida de uma pessoa nos mais diversos aspectos, na medida em que são gastas poucas calorias (menos de 2.200 calorias/semana). Além de contribuir para o aumento do “stress”, provoca o desuso dos sistemas funcionais. Isto é, o aparelho locomotor, os órgãos e os sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram num processo de regressão funcional no caso dos músculos. As fibras musculares atrofiam, há perda de flexibilidade articular, além de afetar o comportamento funcional de vários órgãos. Isto implica que mais facilmente haverá lesões ou até mesmo doenças.“
Seríssima essa história de adiar o início da academia ou da caminhada, ou de qualquer outra atividade, hein?!
A correria é grande. O estresse e muitas vezes a falta de dinheiro também influenciam, eu sei. Mas não é uma questão de simples diversão, é saúde! É driblar aquelas doenças que já são tão comuns, mas que continuam matando, é escolher ser mais saudável pra viver mais e melhor. É uma necessidade que nosso corpo tem. Comece, nunca é tarde demais.
Portanto, minha dica é: MOVIMENTE-SE. Escolha uma atividade que esteja dentro das suas condições. Musculação é fantástica em qualquer idade, exercícios aeróbicos são divertidos, fazem transpirar muito, caminha pode ser um momento de reflexão, de colocar os pensamentos em ordem, corrida é um exercício super completo, ciclismo é como voltar a ser criança, pela natação tem quem dê a vida. Comprar um bambolê, que tal?! Subir e descer mais escadas?! Além disso, vamos à tecnologia: a internet está repleta de aplicativos com exercícios que você pode fazer em casa, sem custo e sem precisar sair de casa... e aí, qual é a desculpa agora??!
Fica então o pitaco: Movimente-se da maneira que for, o que não pode é ficar parado, combinado?!
Estou convencida!
ResponderExcluirVou me movimentar!
Duas! hehehe Vamos nos movimentar Aninha!!!
ResponderExcluirGraçaaaaaaas a Deus atingi minhas duas principais sedentarias!!! Mexam-se! Se eu puder ajudar, é só falar!!!!
ResponderExcluirMariana Soares
Kkkkkkkk arrasou!!! E para grávidas sedentárias, o que se pode fazer?? Tem que ter um post só para esse assunto!
ResponderExcluirBeijooo
Booooa ideia!!!! Vou providenciar viu, buchuda linda!!!!!
ResponderExcluirMariana Soares